Pelas ações implantadas para estimular atividades culturais e geração de renda a artistas durante a pandemia de Covid-19, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú recebeu, nesta quarta-feira (2), a certificação Selo Social, um projeto do Instituto Abaçaí com abrangência em todo o Brasil.
Em maio de 2020, foi lançado o Cultura BC Inspira, com o objetivo de reduzir os impactos econômicos que o isolamento social causa no meio cultural. Uma das ações desenvolvidas foi a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos da Fundação Cultural para os produtores culturais fazerem lives, podcasts e cursos. Também foi criado um hotsite para que feirantes, artesãos e artistas em geral pudessem divulgar seus trabalhos, como se estivessem em uma feira, só que on-line. Além disso, a Fundação Cultural promoveu lives semanais, com artistas credenciados pelo Município, os quais foram remunerados.
“O mundo da cultura foi seriamente atingido com cancelamento de espetáculos, peças teatrais, cinema, shows musicais, e tudo que depende de aglomeração de pessoas e da venda de ingressos. Diante dessa realidade, lançamos o projeto Cultura BC Inspira, que proporcionou espetáculos on-line, feiras pela web e lives para todos os gostos. Os principais beneficiados foram os artistas, que puderam desenvolver suas atividades de forma segura no período da pandemia e, em alguns casos, prover e obter alimentação e apoio psicossocial”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.
O Selo Social reconhece e certifica projetos que impactem positivamente na sociedade. No caso da Fundação Cultural, o projeto Cultura BC Inspira impactou a cultura, educação, economia, consumo, inclusão, redução de desigualdades, saúde e bem-estar. Em 2020, o Selo Social assessorou 305 projetos sociais, em quatro estados do Brasil. Ao todo, foram mais de 110 organizações envolvidas nas formações, atividades em rede e encontros ao longo do ano, com trabalhos remotos e seguindo os protocolos sanitários.