Todos os idosos que foram internados com Covid-19 e já tiveram alta serão avaliados e acompanhados pela equipe de fisioterapeutas em suas próprias residências. O contato para agendamento das sessões de fisioterapia domiciliar começou a ser feitos nesta quarta-feira (02). Na ligação, os fisioterapeutas fazem uma avaliação prévia da saúde dos idosos e o agendamento para a visita dos profissionais.
“Idosos que já tiveram Covid-19 e precisaram ser internados podem apresentar função pulmonar comprometida, fraqueza muscular, fadiga, e limitações cognitivas, entre outras possíveis sequelas, por isso esse atendimento e acompanhamento fisioterapêutico é importante”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Leila Crocomo.
A reabilitação pós alta hospitalar aprimora a força muscular periférica e respiratória, melhorando o condicionamento cardiorrespiratório dos pacientes. O tratamento visa permitir aos idosos o retorno a suas atividades diárias com qualidade de vida.
A previsão inicial desta iniciativa pioneira é de que todos os idosos que já foram internados por Covid-19 sejam avaliados e tenham fisioterapia agendada até o dia 21 de setembro próximo. A partir desta data, segundo cronograma de trabalho da Secretaria de Saúde, o paciente que der alta no Centro Municipal de Tratamento de Covid -19 (CMATC-19), já sairá com a avaliação feita e a fisioterapia agendada.
Os pacientes internados na UTI do CMATC-19 já recebem atendimento fisioterapêutico 24 horas.