Além da preocupação com o combate à epidemia de COVID-19 em Balneário Camboriú, o vereador Omar Tomalih (Podemos), faz uma importante reflexão da crise em cima dos comércios da cidade.
Na última sessão da casa legislativa, na noite de terça-feira, 14, o presidente da câmara, refletiu sobre o comércio local, onde após visitar alguns comerciantes e conversar com os empresários, colheu opiniões e informações sobre as preocupações deles nesta etapa da crise da pandemia na cidade.
Para o vereador, a crise pega em cheio os pequenos comerciantes, que estão lutando para sobreviver e sobre isso, Omar disse que é necessário a população incentivar suas compras no comércio local. “É importante comprar nos pequenos comércios também. Eles têm preços acessíveis e estão na luta para não fecharem. Os pequenos comércios também empregam uma parcela significativa de trabalhadores e incentivá-los é a reflexão que faço junto à comunidade”, disse o vereador.
A opção das pessoas é livre, porém o vereador alerta que é fundamental valorizar ao máximo os pequenos comerciantes nesta época. “Incentivar as pessoas a compram aqui, para que os comércios de toda a cidade mantenham as suas portas abertas, paguem seus funcionários, fomentem a economia do município, assim como também as grandes redes”, explicou Omar.
O vereador também ressaltou a sugestão da Câmara Setorial da Avenida Brasil da CDL, que sugeriu a negociação de aluguéis comerciais na cidade. A Câmara sugeriu a busca de um diálogo franco e aberto entre empresários e locatários de espaços comerciais. O parlamentar acredita que o momento é ideal, para que tanto o comércio não feche, quanto para o proprietário do ponto, para que não perca os aluguéis.
“É uma ciranda econômica, os empresários, pressionados com a crise, além de demitir, podem ter que fechar seus negócios e os locatários, podem ficar sem a renda dos aluguéis. Não havendo este acordo, poucos vão querer arriscar alugar algum espaço para montar um novo negócio e esse proprietário, pode ficar muitos meses sem renda do espaço, por isso é necessária esta ampla reflexão”, garante o vereador.