Na madrugada de sexta-feira, dia 3, o Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) recebeu os primeiros pacientes nos novos leitos de retaguarda para internação de pacientes do Covid-19, encaminhados pelo Hospital Ruth Cardoso. Os leitos foram habilitados no último dia 24 de junho e estavam prontos para receber os pacientes de complexidade intermediária, encaminhados por hospitais referências da região da Foz do Rio Itajaí, como por exemplo, o Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú e o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, desde o dia 1 de julho.
De acordo com a coordenadora de enfermagem/pronto socorro do HCC, Maiara Rocha, ao todo, cinco pacientes deram entrada na unidade, sendo que somente um deles apresentou resultado positivo para Covid-19. “O aumento dos números de casos positivos na região nos preocupa. É importante reforçar que trata-se de um serviço de internação que é regulado pelo Estado, por isso, todos os pacientes que dão entrada são via regulação SISREG”, explica Maiara.
Para a secretária de Saúde, Elisama de Freitas, a habilitação dos leitos veio em um bom momento, pois eles são a retaguarda clínica para pacientes positivos de Covid-19 aos hospitais referências de média e alta complexidade da região. “Com certeza esses novos leitos vêm a somar aos trabalhos que estamos desenvolvendo nessa luta contra o Covid-19, além do fato de que podemos proporcionar uma retaguarda clínica aos hospitais referencias da nossa região”, avalia a secretária.
O melhor remédio ainda é se prevenir e se resguardar em casa, utilizar máscara, evitar aglomerações e principalmente procurar uma unidade de saúde apenas se o paciente estiver sintomático, pois somente assim conseguiremos evitar a disseminação do vírus.
Entenda:
O pedido de habilitação foi oficializado pelo prefeito, Elcio Rogério Kuhnen, aconteceu no dia 30 de março, logo no início da pandemia e teve a finalidade de oferecer a retaguarda para os hospitais da região e também poder ofertar internação aos munícipes de Camboriú. “Todos os investimentos planejados, que realizamos na unidade desde a sua reabertura em 2017, só trouxeram benefícios a nossa comunidade. Em março, por exemplo, que foi o início dos surgimentos de caso em nossa região, adquirimos camas novas com recursos próprios do município, além de respiradores, monitores cardíacos, rede de oxigênio e outros equipamentos que com certeza serão de muita utilidade neste momento”, destaca o prefeito ao relembrar que recentemente o secretário de Saúde do estado esteve visitando o hospital e em sua fala parabenizou a gestão pela organização do ambiente hospitalar, que mesmo sendo de pequeno porte, está bem estruturado.