Em reunião com representantes do setor produtivo de Balneário Camboriú realizada na manhã deste sábado (20), o prefeito Fabricio Oliveira apresentou dados sobre o avanço dos casos de coronavírus e a ocupação hospitalar no município.
Estatísticas da Defesa Civil e da Vigilância Epidemiológica apontam que nas próximas semanas deve haver um agravamento neste cenário, o que aponta uma necessidade de frear o avanço da doença e evitar uma nova quarentena na cidade.
Com base numa recomendação da AMFRI- Associação dos Municípios da Foz do Itajaí, foi editado decreto com novas medidas de enfrentamento ao coronavirus, que passa a valer a partir desta segunda (22). Dentre as restrições, o decreto impõe que o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais seja restrito das 06h até às 23h, e prevê o uso da praia exclusivamente para esportes individuais, caminhadas e corrida.
“Estas medidas pretendem impedir uma sobrecarga no nosso sistema de saúde municipal, que atende pacientes de toda região, sem comprometer as atividades econômicas, que já sofreram grandes impactos” apontou o Prefeito.
A restrição não se aplica aos serviços de saúde, como farmácias, clínicas e hospitais, nem para os serviços de delivery.
Reforço na fiscalização
Desde sexta-feira (19) as equipes de fiscalização do Município intensificaram a atuação em bares e conveniências. Durante a noite de ontem, a equipe notificou e fechou 5 estabelecimentos, que estavam descumprindo as recomendações impostas pela legislação. Neste sábado, a fiscalização percorreu a orla da Praia Central para fiscalizar as aglomerações e quem descumpre a determinação do uso obrigatório de máscaras.