Para reforçar a campanha de vacinação contra a Influenza e atingir pelo menos 90% da cobertura vacinal em todos os grupos prioritários, as doses da vacina, distribuídas pelo Ministério de Saúde, estão disponíveis desde segunda-feira (08) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú. A nova medida permite uma segunda chance para imunizar, principalmente às crianças (seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), que atingiram somente 23,94% da cobertura vacinal no Município.
Os grupos que mais se vacinaram e alcançaram a meta foram os idosos (19.263 – 141,95%) e profissionais de saúde (3.389 – 115,59%). Entretanto, além das crianças, os adultos de 55 a 59 anos de idade (27,85%), gestantes (33,81%) e puérperas (40,61%) também não atingiram a cobertura desejada. Ao todo, 26.736 pessoas foram imunizadas contra a Influenza em Balneário Camboriú. A campanha segue até o dia 30 de junho.
Para melhorar a adesão desses grupos, equipes da Estratégia da Saúde percorrem as ruas dos bairros fazendo o chamamento às famílias para que procurem as unidades básicas. Os pais devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências. Importante frisar, que é responsabilidade dos pais e/ou responsáveis garantirem às crianças o acesso à imunização.
Grupos prioritários
-Adultos de 55 a 59 anos de idade;
-Professores da rede pública e privada;
-Crianças de seis meses a cinco anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
-Puérperas até 45 dias;
-Povos indígenas;
-Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – este grupo deve apresentar declaração médica para comprovar a doença crônica;
-Funcionários do sistema prisional;
-Motoristas de transporte coletivo;
-Caminhoneiros;
-Pessoas com deficiência;
-Profissionais das forças de segurança e salvamento.