Durante o período de pandemia, o isolamento social acabou se tornando uma prioridade, mesmo para aqueles que desejavam viajar ou passar suas férias em destinos turísticos. Novos hábitos precisaram ser inseridos, e levando isto em consideração, o Ministério do Turismo lançou um selo de Turismo Responsável, que estabelecerá boas práticas de higienização para cada segmento do setor turístico.
Diversos setores poderão solicitar os selos de acordo com o protocolo específico para a prevenção do Coronavírus (Covid-19), sendo necessário estar inscrito no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Desta maneira, turistas que desejam visitar locais com segurança e responsabilidade poderão avaliar os setores por meio do selo de Turismo Responsável. Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.
Setores que poderão solicitar o selo:
-Setores como Meios de hospedagem;
-Agências de Turismo;
-Transportadoras Turísticas;
-Organizadoras de Eventos;
-Parques Temáticos;
-Acampamentos Turísticos;
-Restaurantes, cafeterias, bares e similares;
-Centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares;
-Parques Temáticos Aquáticos e Empreendimento dotados de equipamentos de entretenimento e lazer;
-Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva;
-Casas de Espetáculos e equipamentos de animação turística;
-Organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestrutura, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos;
-Locadoras de veículos para turistas;
-Prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento, bem como a prática de suas atividades e Guias de Turismo.