Na tarde desta terça-feira, 26, o vereador presidente do Legislativo de Balneário Camboriú, Omar Tomalih (Podemos), fez um vídeo dirigido ao governador Carlos Moisés (PSL), pedindo para que o chefe do Executivo estadual ajude o hospital Ruth Cardoso na questão dos leitos de UTI, que estão quase no limite com pacientes em estado grave, tanto de Coronavirus, quanto de outros atendimentos intensivos.
O município informou que todos seus 10 leitos de UTI adulta estão ocupados, sendo um morador de Balneário Camboriú os outros 09 de outras cidades. No centro de tratamento da COVID-19, criado pelo município para tratamento intensivo e testagem da COVID-19, dos 20 leitos abertos pelo município, 12 estão ocupados. São 04 pacientes da cidade e 08 de outras cidades da região da AMFRI. “Balneário Camboriú tem sido um exemplo no combate ao Coronavirus e um exemplo de atendimento a todos os pacientes da região. Nós estamos e vamos continuar atendendo, mas nosso município não dará conta sozinho e precisamos que o governador Moisés olhe para nossa cidade como ele olha para cidades como Tubarão, no Sul do Estado, é necessário que o Estado auxilie, invista, abra novos leitos ou definitivamente ajude no custeio mensal da unidade”, disse Omar.
Para o vereador é necessário que Moisés olhe urgentemente para esta situação, já que em Itajaí, o Hospital Marieta Konder Bornhausen segue no mesmo caminho. “O Estado também não ampliou as UTIs que tanto prometeu para Itajaí e lá agora estão com superlotação, e os pacientes do Marieta estão sendo transferidos para cá. O governo do Estado precisa agir junto com o município com urgência, pois chegará uma hora que poderemos colapsar e isso será muito prejudicial à população”, disse Omar.