O Programa Vereador Mirim do Legislativo de Balneário Camboriú foi selecionado para participar do Câmara Mirim, uma ação educativa promovida pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados, que acontece anualmente no mês de outubro em Brasília. Em função da pandemia da Covid-19, a iniciativa, que aconteceria em 22 e 23 de outubro, foi adiada para 2021, ainda sem data definida.
O Câmara Mirim simula a atividade legislativa, desde a elaboração de um projeto de lei até a votação em comissões da Câmara e no plenário. Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados por crianças e adolescentes de todo Brasil.
O mesmo processo seletivo que definiu a participação do Programa Vereador Mirim de BC também selecionou seu supervisor, Márcio Roberto Gonçalves, para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, igualmente promovido pela Câmara dos Deputados. A iniciativa reúne educadores de todo o país em Brasília para uma formação voltada à educação para a democracia, e ainda não tem data escolhida para acontecer este ano.
Márcio Roberto Gonçalves foi o responsável pela participação do Programa Vereador Mirim de BC no processo seletivo, que consistiu no envio de uma redação sobre o tema “Estatuto da Criança e do Adolescente 30 anos, conquistas e desafios”, e na participação em um curso de formação online com cinco módulos aplicados ao longo de dois meses.