Para evitar a disseminação do coronavírus, diversos setores da economia tiveram que se adaptar durante a pandemia. Em Balneário Camboriú, seguindo as determinações do decreto estadual, o trabalho de orientação aos estabelecimentos comerciais, realizado por equipes de fiscalização, teve início no dia 8 de abril.
Para informar as normas de atendimento e sensibilizar os comerciantes para a importância da obrigatoriedade do uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento entre as pessoas a fiscalização visitou 1.500 estabelecimentos da cidade.
A equipe é formada por 14 fiscais de postura e nove profissionais da Saúde – uma média de dez equipes por dia estão nos estabelecimentos entregando a cartilha informativa e checando se as regras estão sendo cumpridas.
Novas portarias do decreto do Governo do Estado 525/2020
Seguindo o decreto estadual, que autorizou o funcionamento de novos setores, como restaurantes, bares, academias, shoppings e centros comerciais a partir de 22 de abril, foram incluídas nas orientações as portarias 256, 257 e 258.
Na quinta-feira (23), as equipes percorreram academias da cidade, orientando sobre as novas regras. Nesta sexta-feira (24), os fiscais visitaram os shoppings e centros comerciais do município para conversar com os lojistas e informar sobre as condutas descritas no decreto.
Nesse sábado, dia 25, a partir das 14h, as equipes irão percorrer os restaurantes e bares. Os fiscais atuarão, inicialmente, estabelecimentos localizados na Avenida Brasil e Atlântica, seguindo para a Avenida do Estado, Terceira e Quarta Avenida. O trabalho de fiscalização vai se estender também no período noturno.