Com a autorização estadual para a reabertura do comércio de rua, feiras livres de Balneário Camboriú voltam a funcionar a partir desta quarta-feira (15), mas com restrições para evitar a disseminação do Coronavírus (COVID-19).
Nesta terça-feira (14), a Fundação Cultural publicou uma instrução normativa que estabelece quais são as feiras permitidas, os produtos que poderão ser comercializados, relacionados exclusivamente à cultura alimentar, e os cuidados que feirantes e clientes devem observar.
As feiras autorizadas são as do Boulevard da Rua 200, que ocorrem às quartas-feiras e aos sábados, das 7h às 12h, na lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz.
Será permitida apenas a comercialização de produtos alimentares sem consumo no local, para que não haja permanência de público. Os produtos deverão estar embalados e rotulados conforme a legislação sanitária. Todos os trabalhadores deverão usar máscaras de tecido não tecido (TNT), ou tecido de algodão durante todo o período da feira. Os feirantes devem também controlar o fluxo de público, preservando o distanciamento entre pessoas de, ao menos, 1,5 metro, com sinalização visual disposta no piso para orientar o consumidor e, assim, evitar aglomeração. As determinações da instrução normativa podem ser lidas no site https://culturabc.com.br/ .
Com relação às feiras da Praça da Cultura (aos sábados, das 9h às 15h) e da Praça do Pescador (aos domingos, das 10h às 16h, no Bairro da Barra), falta ainda um regramento, pois o decreto estadual 525/2020 proíbe, até o dia 31 de maio, a concentração da população em praias, parques e praças.