Desde o início da pandemia do coronavírus em Balneário Camboriú, a rotina dos estabelecimentos essenciais precisou passar por adequações. Apesar de se manterem abertos ao público farmácias e supermercados, por exemplo, tiveram que seguir normas rígidas para evitar o contágio do vírus.
Segundo levantamento da Vigilância Sanitária, de 18 de março em diante – decreto 9.826 – foram realizados os seguintes procedimentos:
-20 atendimentos a denúncias de serviços de saúde;
-25 orientações sobre as novas normas técnicas em estabelecimentos gerais (demanda espontânea);
-54 denúncias em estabelecimentos que comercializam alimentos;
-quatro denúncias por meio do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público;
-mais de 20 denúncias via whatsapp informais.
Telefone Vigilância Sanitária
Seguindo o novo decreto estadual anunciado no sábado (10), passaram a funcionar: hotéis, pousadas e similares, lojas de rua e restaurante para retirar no balcão. De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária, Aline de Oliveira, as denúncias e dúvidas deverão aumentar consideravelmente, por isso, foram disponibilizados canais de atendimento ao público. Entre eles: canais de denúncia e orientações por meio da Ouvidoria Municipal no 0800 644 3388, plataforma 1 Doc (no site da prefeitura) e pelo e-mail vsanitaria@bc.sc.gov.br.
Importante ressaltar que as dúvidas, informações e denúncias a respeito do funcionamento do comércio podem ser feitas também pelo telefone da Vigilância Sanitária: (47) 3261-6200.