O primeiro caso confirmado de Covid-19, em Camboriú, foi registrado no dia 22 de março, e até esta terça-feira, dia 14 de abril, já são 51 pacientes com a doença e duas pessoas vieram a óbito. O gráfico mostra uma evolução dos casos de coronavírus num curto espaço de tempo.
De acordo com o prefeito e médico, Elcio Rogério Kuhnen, o crescimento deve ser moderado e diluído na linha do tempo. “Se nós tivermos uma evolução muito grande em pouco tempo, não teremos UTI para atender todos pacientes contaminados ao mesmo tempo. Está havendo falha no isolamento social e agora com parte do comércio voltando a funcionar a evolução será ainda maior, e isso é muito preocupante. Aumentou o número de pessoas circulando e com elas a possibilidade de propagação da covid-19. Os cuidados precisam ser redobrados nesse momento para conter o crescimento”, alerta o prefeito. “A situação é grave, ficar em casa é o melhor remédio”, conclama.
O prefeito alerta ainda para o uso constante de máscaras e lembra que várias medidas continuam valendo. “O uso de máscara é imprescindível e toque de recolher continua valendo. Com a volta de algumas atividades tem muita gente circulando. Nós estamos percebendo que diminuiu a preocupação. É importantíssimo as pessoas entenderem que a vida ainda não voltou ao normal. Só saia de casa em caso de extrema necessidade”, solicita o prefeito.
Continua proibido reuniões, festas, academias, atividades esportivas, missas e cultos e qualquer tipo de aglomeração. Os estabelecimentos comerciais só podem funcionar até as 21 horas. Toque de recolher das 22 às 6 horas é mantido. Deliveries podem funcionar até as 23 horas.