Hoje começou a operar o ambulatório montado ao lado do Hospital Ruth Cardoso de Combate ao Coronavírus. Os pacientes com indicativo para atendimento, que apresentem síndrome gripal (febre associada à tosse, dor de garganta, coriza, cefaleia, dor no corpo) com sinal de gravidade, ou seja, falta de ar. Até as 17h30 de terça-feira, 143 pessoas fizeram triagem e foram realizados 83 atendimentos.
Os demais pacientes, que não se enquadrem nesta definição, devem permanecer em suas residências. A Secretaria de Saúde salienta que os casos de contato direto ou de pessoas que viajaram para o exterior e apresentem sintomas leves devem, preferencialmente, realizar contato com a Vigilância Epidemiológica. Em casos de sintomas acentuados, os moradores devem procurar o pronto-atendimento mais próximo.
Até esta terça (17), segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, há no município o registro de: 28 casos suspeitos (oriundos de países com casos), e 35 sem sintomas. Somente um caso suspeito está internado, mas ainda sem confirmação positiva para a doença. Os demais estão em isolamento social em casa.
Os exames para coronavírus são coletados e enviados ao Lacem, em Florianópolis. São coletados exames apenas em pacientes sintomáticos com quadros mais severos.