Presencialmente ou online, os consumidores deparam-se cada vez com mais opções e isto está, segundo uma nova pesquisa, a fazer com que as suas expetativas sejam cada vez mais elevadas. Venha conhecer o que diz o novo estudo sobre as expetativas dos consumidores.
A criação de empresas está a ser simplificada pela era digital e, nos nossos dias, notamos mesmo que o empreendedorismo internacional – e também o empreendedorismo brasileiro – tende a aumentar face às novas formas de criação e gestão de marcas digitais.
De facto, o aparecimento de dispositivos acessíveis e aplicativos pensados para que seja mais simples lançar um negócio online foi muito apelativo, principalmente face aos desafios econômicos internacionais.
Cada vez mais pessoas se lançaram no mundo digital e o e-commerce internacional aumentou visivelmente, tal como o Brasileiro que, apenas em 2019, terá aumentado em quase 40%.
As grandes dificuldades geradas pelo aumento no número de empresas – tanto digitais como físicas – também se manifestaram. Assim, apesar dos impactos positivos, foi também possível verificar novos constrangimentos e desafios para o sucesso.
Hoje em dia, na criação de uma empresa não só você precisa de fazer uma melhor análise da situação, como precisa, também, de estudar bem seus concorrentes e seu público-alvo, para aplicar estratégias que permitam transformar um visitante em um cliente regular.
De facto, as mudanças no consumo são tão intensas, que geraram o interesse dos pesquisadores, fazendo-os analisar as expetativas dos clientes. Venha conhecer os resultados das novas pesquisas sobre o perfil do consumidor e suas expetativas.
O aumento nas expetativas dos clientes
A fidelização dos clientes às marcas está, como conclui uma pesquisa recente, a se tornar cada vez mais difícil. Em causa estão as várias opções disponíveis mas também o aumento das expetativas dos próprios consumidores face à marca.
Um relatório anual revelou, depois de entrevistar 4600 pessoas – entre clientes, gerentes e profissionais da área retalhista – que estamos assistindo a mudanças intensas no consumo e no perfil do consumidor.
Atrair clientes e fidelizá-los, segundo essa pesquisa, depende muito das formas de atendimento, sendo que 52% dos clientes afirma comprar sempre suas marcas favoritas e 80% dos brasileiros afirma que o atendimento é a componente mais importante desse processo. Para 62% dos brasileiros, o preço é também um fator de relevo.
As más experiências com empresas são uma das principais situações a motivar um cliente a mudar de marca. cerca de 80% dos consumidores entrevistados dizem que experiências mal sucedidas o fazem procurar alternativas e que 60% destes considera que a resposta rápida às suas questões é imprescindível para a fidelização.
A resolução rápida de seus problemas, a variedade de produtos e a notoriedade das marcas são também elementos que determinam se um cliente vai ou não manter-se fiel a uma determinada empresa.
Como respondem as marcas às expetativas dos clientes?
Se, por um lado, esse estudo diz que o consumidor está mais exigente, por outro ele nos fala de empresas que, cada vez mais, falha para com essas expetativas.
Segundo o relatório apresentado, muitas empresas são falhas em atender os seus clientes da melhor forma, não contendo aplicativos, redes sociais ou chats que facilitem o contacto entre o cliente e a empresa.
A falha no estabelecimento desse tipo de atendimento personalizado faz com que muitos clientes se sintam insatisfeitos e acabem por optar por marcas concorrentes para fazer suas compras.
Fatores como a análise de mercado, a análise SWOT e o estudo das tendências são igualmente fundamentais para que se consiga corresponder à procura dos clientes. Hoje, esses clientes sabem precisamente quais os produtos da moda e tendem a seguir pelos sites e lojas físicas que correspondem às tendências apresentadas pelos influencers.
Lojas online e gestão de expetativas
Se as lojas físicas já apresentam algumas dificuldades em garantir um atendimento personalizado e em seguir as tendências, as lojas online têm ainda mais esse problema.
O constrangimento é que você tem de permear um mercado altamente saturado para chegar no cliente e, quando chega, é essencial que tenha trabalhado estruturas que permitam uma comunicação simples e imediata, que gere confiança na marca e permita que o cliente sinta o desejo de comprar seus produtos nesse espaço comercial.
A criação de Termos e Condições Gerais bem explícitos é uma grande ajuda na criação de uma relação de confiança com o consumidor, já que estes expressam todos os aspetos relacionados com as políticas do site e suas formas de envio, troca e reembolso.
A comunicação do século XXI, ainda assim, irá também obrigar a que se aposte no correio eletrônico, em chats, no WhatsApp Business ou em outras estruturas desse tipo, para que as dúvidas dos clientes possam ser respondidas de forma imediata e eficaz.
As expetativas dos clientes estão a mudar a forma como se negoceia e, para fidelizar um cliente, as estruturas comunicacionais são imperativas.