Durante o mês de janeiro de 2020, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú atendeu mais de três mil ocorrências, procedendo 134 encaminhamentos para a Delegacia de Polícia. Dentre estas ocorrências, 26 foram prisões por tráficos de drogas e 10 prisões por furto/roubo. No primeiro mês do ano, houve uma redução nos índices de criminalidade nesses quesitos, já que em janeiro de 2019 aconteceram 37 prisões por tráfico de drogas (+29,72%) e 13 prisões por furto/roubo (+23,07%).
Um dos motivos para estas reduções é o patrulhamento preventivo que a Guarda Municipal realiza diariamente no Centro, e semanalmente em todos os bairros do município.
Para o Secretário de Segurança, David Queiroz, a influência dessa redução de números se dá pelo patrulhamento preventivo que a Guarda Municipal realiza. “As nossas guarnições realizam o patrulhamento a pé semanalmente em todos os bairros do município e diariamente no Centro, tornando a cidade mais segura para a comunidade”, explicou.
Ocorreu também uma melhoria de 57,14% na eficiência de cumprimentos de mandado de prisão. Em janeiro de 2020 foram 11 mandados de prisão, enquanto em janeiro de 2019 foram sete mandados de prisão.