Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e o Grupo Gestor promovem um evento para celebrar o aniversário de 10 anos do Produtor de Água do Rio Camboriú. O encontro, que será no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú, contará com palestras, painéis, convidados ilustres, troca de informações e solenidade em homenagem aos “Guardiões da Água”.
A programação inicia na quinta-feira (21) a partir das 13h15, e contará com painéis sobre os temas: “Pagamento por serviços ambientais: valorizando quem faz a diferença” e “Iniciativas que inspiram”, além de uma solenidade para homenagear os produtores rurais participantes do projeto e a assinatura do Acordo de Cooperação entre as entidades parceiras. Já na sexta-feira (22), as atividades iniciam às 8h30, em uma mesa redonda com o tema: “União de esforços para segurança hídrica”; e um painel que abordará a sustentabilidade financeira e resultados do projeto. Na parte da tarde, a partir das 13h30, será realizada uma saída de campo em propriedades parceiras.
Além de comemorar as realizações e desafios desempenhados nestes 10 anos, a engenheira ambiental e responsável pelo Produtor de Água, Rafaela Santos, aponta o evento como um momento de integração, troca de ideias e divulgação do programa. “Além de compartilhar experiências, queremos com o evento, dar o devido reconhecimento aos produtores rurais parceiros desta iniciativa tão importante para a preservação do nosso rio”.
As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/33fIxct.
Sobre o Produtor de Água do Rio Camboriú:
Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Produtor de Água do Rio Camboriú. A iniciativa visa garantir a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú, estimulando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades por meio de incentivo financeiro.
Atualmente, o Produtor de Água do Rio Camboriú conta com 26 produtores rurais que adotam em suas propriedades, práticas de recuperação das áreas degradadas, a conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais. Com 59 hectares de área restaurada, e 1130 ha de área conservada, já foram plantadas mais de 7 mil mudas de árvores nativas para recuperar as áreas desmatadas.
*Confira a programação:
21/11 – 13h15min – Abertura
PAINEL 1 – Pagamento por Serviços Ambientais: Valorizando quem faz a diferença:
– Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas – ANA (Devanir Garcia dos Santos – ANA)
– Panorama Catarinense sobre PSA (Luis Antônio dos Santos de Freitas)
– Produtor de Água do Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: A longa jornada (Kelli Dacol)
– O projeto hoje: quem pode participar, números atuais (Rafaela Comparim – Emasa)
15h30min – COFFEE-BREAK
PAINEL 2 – Iniciativas que Inspiram:
– São Bento do Sul/SC (Prefeitura)
– Projetos no Brasil (TNC)
– Vera Cruz/RS (Gilson Becker – Prefeitura)
18h – Solenidade homenagem aos Guardiões da Água
22/11 – 8h30 – Abertura (café)
PAINEL 3 – Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: União de esforços para segurança hídrica:
– Vistorias e Assembleias (Comitê Rio Camboriú)
– Ações de conservação de água: Restauração Florestal e Manutenção (TNC)
– Ações de Manejo e Conservação do Solo (FUCAM)
– Monitoramento Hidrológico (EPAGRI)
– Monitoramento Ecológico (TNC)
Painel 4 – O Amanhã:
– Sustentabilidade financeira: De consumidor para produtor de água (ARESC)
– Resultados do Projeto: Estudo de retorno de investimento (TNC)
12h – Intervalo almoço
13h30min – Saída de campo nas propriedades parceiras.
*A programação está sujeita a alterações.