A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (06), o Projeto de Lei Complementar 19/2019, do Poder Executivo, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) denominado Regulariza BC/2019.
Saiba mais sobre as condições e descontos promovidos pelo programa aqui.
O projeto segue para sanção do prefeito para que possa se tornar lei.
Alterações na lei de Declaração de Regularidade Sanitária de edificações
Foi igualmente aprovado o Projeto de Lei 171/2019, do Poder Executivo, que faz alterações na Lei Municipal 4.260/2019 – a qual institui a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de edificações –, especialmente em relação aos prazos de entrega da declaração e aos critérios e valores das multas. Saiba mais sobre o projeto aqui.
A Emenda 01 ao PL, do vereador Arlindo Cruz (MDB), também foi aprovada. Ela propõe, dentre outras modificações, a data de 30 de junho de 2020 como prazo de entrega da Declaração de Regularidade Sanitária.
A Emenda 02, do vereador Roberto Souza Junior (MDB), foi retirada a pedido do autor.
Em função da aprovação da emenda, o projeto segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.
Autorização para venda de áreas de terra públicas
Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei Substitutivo nº 1 do Projeto de Lei Ordinária 117/2019, do Poder Executivo. O PL enumera 16 áreas de terra públicas que poderão ser vendidas pelo Município, mediante processo de licitação na modalidade concorrência. Entenda aqui.
O projeto tinha quatro emendas. Foi aprovada a Emenda 02, do vereador Gelson Rodrigues (PSB), que acrescenta, na lista da utilização dos recursos advindos da venda, as manutenções, reformas e construções de centros comunitários de unidades ligadas à Secretaria de Inclusão Social.
A Emenda 01, do vereador Elizeu Pereira (MDB), e a Emenda 03, do vereador Marcelo Achutti (PP), foram retiradas de pauta devido à ausência dos vereadores em plenário, e a Emenda 04, do vereador Lucas Gotardo (PSB), foi rejeitada.
Antes da aprovação do projeto e das emendas, o plenário rejeitou um pedido de vista ao PL feito pelo vereador Nilson Probst (MDB).
Com a aprovação da emenda, o projeto segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.
Entrega de moções
No início da sessão, foram entregues seis moções de congratulações. Uma do vereador Joceli Nazari (Cidadania), para Nicoli Victória Cabral Jacob, por ser eleita Miss Turismo Santa Catarina, representando o município de Balneário Camboriú (192/2019).
E cinco do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB): a Vítor Marcelo Vicente (250/2019) e a Sarah Elizabeth Angeli da Silva (251/2019), pela participação no International Journey of Science and Technology – IJST; à professora Marilene Pinheiro, por ter salvado uma criança de dois anos que havia engasgado (231/2019); ao Centro Educacional Municipal Jardim Iate Clube e à gestora Ruth Baschauer pelo prêmio de sustentabilidade pelo projeto “Construindo Hábitos Sustentáveis”, premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO (215/2019), e à supervisora Regiane Carmen Nunes da Silva pela autoria do projeto (249/2019).
Confira no quadro abaixo as deliberações das demais proposições constantes na pauta da sessão. A ordem da pauta foi invertida por solicitação do vereador Arlindo Cruz (MDB), com anuência do plenário.
Leia o relatório das votações clicando aqui, e a relação das moções pesar e do pedido de informação encaminhados na sessão aqui.
PROPOSIÇÕES DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 06.11.2019
Acrescenta e altera dispositivos na Lei Municipal nº 3.755/2015, que dispõe sobre a prática de esportes na faixa de areia das praias do município de Balneário Camboriú.
Autor: Leonardo Piruka (PP)
Apresentado em 1ª discussão
Obs.: incluído na pauta da sessão a pedido do autor
Institui o “Dia de Conscientização de Saúde e Segurança no Trabalho” junto à Rede Municipal de Ensino.
Autor: Poder Executivo
Retirado de pauta pelo líder do governo, vereador Gelson Rodrigues (PSB)
Dispõe sobre a autorização para a extinção da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú – COMPUR, e cria a Autarquia Municipal de Trânsito – BC Trânsito.
Autor: Poder Executivo
Retirado de pauta pelo líder do governo, vereador Gelson Rodrigues (PSB)
Assegura a realização dos exames complementares ou procedimentos necessários para confirmação do diagnóstico de neoplasia no prazo máximo de 30 dias, através do Sistema Único de Saúde, no âmbito do município. Leia mais sobre o projeto aqui.
Autor: Joceli Nazari (Cidadania)
Aprovado
Obs.: segue para sanção do prefeito
Autoriza o Poder Executivo Municipal a analisar como Projeto Especial o Mercado Público da Barra.
Autor: Poder Executivo
Apresentado em 1ª discussão
À senhora Shirley Machado, de agradecimento pelo seu relevante trabalho na história de Balneário Camboriú.
Autor: Patrick Machado (PDT)
Aprovada
À Igreja Bola de Neve pela passagem do seu 15° aniversário de atividade em Balneário Camboriú.
Autor: Omar Tomalih (PSB)
Aprovada