Camboriú terá um sistema próprio de coleta e tratamento de esgoto e um sistema independente de tratamento e distribuição de água. Em audiência pública na prefeitura de Camboriú, moradores decidiram pela construção dos dois sistemas e a continuidade dos serviços da concessionária Águas de Camboriú no município. A reunião, realizada na noite de quarta-feira, 30, foi convocada pelo Executivo Municipal para discutir o sistema sanitário da cidade.
A audiência contou com uma apresentação de quatro cenários solicitados pela prefeitura para a concessionária Águas de Camboriú para a gestão do sistema sanitário local. O cenário aprovado é o que prevê a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a incorporação dos investimentos no sistema de esgoto a partir de 2021, logo após a assinatura de um termo aditivo assinado entre a prefeitura e a concessionária. Para a implantação do projeto é necessário a assinatura desse termo aditivo contratual, de forma a incluir no escopo as obras de esgoto que passarão a ser responsabilidade da concessionária. A proposta contempla a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a instalação de 280 quilômetros de rede, a construção de 30 elevatórias, melhoria dos indicadores de saúde e despoluição do Rio Camboriú e a construção da ETA de Camboriú.
De acordo com o prefeito Élcio Rogério Kuhnen, a decisão da população foi muito importante para a cidade de Camboriú. “É claro que ainda temos os ajustes jurídicos, mas o fundamental para a cidade é que possamos dar esse passo importante para o saneamento básico e para a captação de água própria”, disse.
Segundo o presidente da Águas de Camboriú, Carlos Roma Júnior, a decisão da comunidade na audiência pública é um passo importante para destravar a questão do saneamento básico no município. “Vamos ter a própria estação de tratamento de água e implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto com o apoio da cidade”, diz. Roma lembra que, para a execução das obras, há a necessidade de fazer a repactuação de contrato e obter a aprovação da agência reguladora. “A proposta apresentada pela concessionária é o conjunto mais econômico de soluções para o saneamento de Camboriú”, acrescenta Roma.