Com o objetivo de estimular e agilizar o raciocínio e a socialização entre os alunos, o Centro Educacional Tomaz Francisco Garcia, de Balneário Camboriú, realiza neste segundo semestre do ano letivo, um campeonato de quebra-cabeça. A disputa é Interdisciplinar, envolvendo 300 alunos do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental. Após algumas eliminatórias, 16 alunos finalistas disputaram a final, na manhã desta terça-feira (22). A eliminatória é feita na quadra de esportes da Escola.
Dividido em três categorias, Rubi, alunos de 6º ao 9º ano; Diamante, alunos com atendimento educacional especializado; e Esmeralda, de funcionários, o Campeonato envolveu toda a comunidade escolar. “Estimular a habilidade de resolver problemas, aumentando o raciocínio e melhorando o conhecimento de formas, cores e espaço; é um dos objetivos do Campeonato, que também socializou alunos e professores”, diz a professora de Matemática, idealizadora do projeto, Aline Andrade.
Nas primeiras etapas os alunos trabalharam com figuras online, nas aulas de Informática. Nas aulas de artes os participantes confeccionaram figuras que foram selecionadas, transformadas em gravuras e estão na eliminatória, como a gravura a ser montada.
Os alunos do atendimento educacional especializado, da categoria Diamante, foram os primeiros a participar da montagem do quebra-cabeça; seguidos dos funcionários, da categoria Esmeralda. Os vencedores do torneiro serão conhecidos após o término de todas as provas.