Segunda-feira (16/09):
Tempo: sol e calor em SC. No decorrer da tarde pancadas isoladas de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, e à noite na Grande Florianópolis. Risco de temporais bem localizados com granizo, especialmente no sul do estado. Temperatura: elevada para a época do ano em todas as regiões, chegando a 40°C no oeste e sul do estado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria se aproxima de SC, seguida de uma massa de ar frio.
Terça-feira (17/09):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca especialmente no sul do estado. No decorrer do dia, o sol aparece sobretudo no oeste e norte do estado.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste e norte do estado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC. Massa de ar mais frio influencia o sul e litoral.
Quarta-feira (18/09):
Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia, devido a um cavado no sul do Brasil. Não se descarta o risco de temporais localizados.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Quinta-feira (19/09):
Tempo: instável com variação de nuvens em SC. Condição de chuva mal distribuída especialmente no centro-leste do estado, por influência de um cavado.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sexta-feira (20/09):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, devido ao avanço de uma nova frente fria. Risco de temporais bem localizados com granizo.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
TENDÊNCIA de 21 a 30 de setembro de 2019
No dia 21, o sol volta a aparecer em todas as regiões de SC. Próximo ao dia 22, outra frente fria passa por SC, favorecendo chuva com acumulado pouco significativo. No restante do mês mantém-se a condição de chuva mal distribuída no estado, com predomínio de tempo seco no oeste. As massas de ar frio chegam cada vez mais fracas, declinando a temperatura principalmente no sul e leste de SC.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)