Na tarde desta terça-feira, dia 27, uma equipe da Secretaria de Saúde de Santa Catarina realizou a primeira visita técnica para avaliar, e assim poder habilitar, leitos de retaguarda clínica do Hospital Cirúrgico Camboriú.
Segundo Jaci Simão Boing, enfermeiro auditor da Coordenadoria da Macro Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí Açú, a visita foi para o orientar a direção e ajustar alguns aspectos da instituição, visando assim a habilitação dos leitos, que hoje atendem a demanda eletiva cirúrgica do município e de toda região. “Observamos que são poucas as adequações necessárias, pois as instalações, acessibilidade e questões sanitárias estão em conformidades. Agora, os andamentos seguem para a fase final da conclusão do leito de retaguarda, e dessa forma o hospital poderá atender, além da demanda cirúrgica, também a pacientes clínicos”, explicou.
A secretária de Saúde, Elisama Freitas, lembra que mensalmente são realizados mais de cinco mil atendimentos de baixa e média complexidade no hospital, além de centenas de exames de Raios-X, hemograma, eletrocardiograma, análise de enzimas cardíacas, pequenos e médios suturas e traumas. “A saúde de Camboriú avança a cada dia e os números mostram que estamos no caminho certo, que a saúde do município está sendo tratada com responsabilidade”, ressaltou a secretária, frisando que o foco das ações continuam sendo voltadas para a prestação de atendimentos de qualidade, de forma humanizada a todos que procuram.
Segundo a secretária, esses leitos irão contribuir para internação de pacientes de Camboriú e região, que não necessitem de atendimentos clínicos de alta complexidade. “É importante destacar que nosso hospital atende baixa e média complexidade, por isso, esses leitos de retaguarda possibilitarão melhor atenção aos pacientes”, acrescentou.