Uma operação organizada pela Defesa Civil de Itajaí resultou em 24 notificações no transporte de produtos perigosos. Foram emitidas ainda sete notificações referentes ao Código de Trânsito Brasileiro e cinco notificações sanitárias. A operação aconteceu na segunda-feira (10), na Rodovia Jorge Lacerda – SC 412, Km 01, bairro Espinheiros.
Foram abordados durante a ação 22 caminhões, três automóveis e 10 vans. O transporte de produtos perigosos como inflamáveis, gases, combustíveis e produtos corrosivos deve seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
Documentação específica de transporte, licença ambiental e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências instituídas pela ANTT.
A Fiscalização de Produtos Perigosos é realizada pela Defesa Civil de Itajaí em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Vigilância Sanitária, FATMA, Cidasc e ANTT. Essa foi a terceira operação de 2017 e mais sete estão programadas para acontecer ate final do ano.