Nesta terça-feira (16), os alunos da Oficina de Robótica do Projeto Oficinas apresentaram os trabalhos feitos ao longo do primeiro semestre do ano aos pais, professores e colegas na nova sede do Centro de Ensino no Contraturno Escolar (CEAC), na Rua Canelinha – Bairro dos Municípios.
Carrinhos elétricos, esteiras, réplicas de animais com luzes de led e maquetes representando como é o funcionamento de energia eólica foram alguns dos trabalhos expostos. Ao todo, a oficina de robótica possui cinco turmas na sede da Rua Canelinha e no Polo da Barra, com média de sete alunos cada. Vinícius Barth, de 12 anos, é um dos alunos matriculados. “Eu gostei muito de trabalhar com as luzes de led. Fizemos até uma carcaça de semáforo durante a oficina. Acho muito legal consertar as coisas e trabalhar com fios para acender as luzes”, disse.
A Oficina de Robótica segue um dos princípios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que é o respeito ao meio ambiente. Em razão disso, todos os projetos feitos na oficina contêm materiais reutilizados, como tampinhas de garrafa, potes plásticos, papelão e o chamado “lixo eletrônico” (aparelhos eletrônicos antigos ou quebrados, que muitas vezes são descartados).
“Como nós somos uma escola parceira e associada da UNESCO, trabalhamos com ênfase na sustentabilidade. Essa oficina é uma forma de tirarmos da natureza esses materiais para que virem algo de útil para os alunos, envolvendo toda a criatividade deles”, comenta a diretora do CEAC Projeto Oficinas, Márcia Sartori.