Na tarde desta quinta-feira (11), a equipe do Resgate Social, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, recebeu mais duas vans para o trabalho de abordagem realizado com pessoas em situação de rua, em Balneário Camboriú.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social,Christina Barichello, serão duas vans e um carro à disposição do acolhimento das pessoas em situação de rua e uma em standby, para qualquer emergência. “No verão deste ano, tivemos quatro equipes de abordagem para conseguir acolher as pessoas e levar para a Casa de Passagem. Por isso, esses dois novos transportes vem para somar e otimizar ainda mais o nosso trabalho”, comentou Christina.
A servidora mais antiga da abordagem social, Maria Cristina Lanznaster, comemorou a aquisição dos novos instrumentos de trabalho. “Podemos continuar realizando um trabalho humanizado de acolhimento, retirando as pessoas da rua, com conforto e segurança”, citou.
Atendimentos Casa de Passagem
A Casa de Passagem do Migrante atingiu a marca de 9.115 atendimentos no primeiro semestre de 2019. Eles acontecem de três formas diferentes: alimentação, higiene pessoal e pernoite. Ao todo, 1.741 pessoas em situação de rua passaram pela casa.
O trabalho da assistência social é extenso. Os profissionais oferecem ajuda aos migrantes de acordo com seu contexto. No primeiro semestre, 109 pessoas foram internadas em clínicas de reabilitação para se libertarem da dependência química. A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social também cedeu 475 passagens para quem estava morando nas ruas da cidade e queria voltar para a cidade natal.