Com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e orientar a população sobre os riscos e cuidados que se deve ter com a dengue, a Vigilância Ambiental através do Programa Municipal de Combate à Dengue realizou nos primeiros seis meses deste ano, 48.075 ações.
Balneário Camboriú é um dos 85 municípios de Santa Catarina que são considerados infestados dentro do estado. Neste primeiro semestre, foram totalizados 1.055 focos positivos para o mosquito.Em relação aos casos de dengue, quatro são importados, 42 casos indeterminados e 40 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro da cidade.
É importante que a população se conscientize e tome os devidos cuidados. “Se todos eliminarem os depósitos que acumulam água, acabaremos com o Aedes Aegypti. Todos devemos ter esses cuidados, afinal a dengue mata”, afirma a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Eliane Guedes.
Dentre as atividades realizadas pela equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue estão 39.159 visitas de tratamento, realizadas em imóveis e terrenos e também 3.332 denúncias da comunidade e o restante dos números são visitas técnicas.
Também foram realizadas palestras em grupos de escoteiros, igreja, órgãos públicos como Câmara de Vereadores, CRAS São Judas, Secretaria do Idoso e construtoras. Além disso, a equipe realizou palestras nas escolas, ação esta que também vai continuar no segundo semestre de 2019.
Vale lembrar que a melhor forma de se livrar do Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, estes locais são propícios para a criação do mosquito. Preste atenção em algumas dicas:
– Coloque areia nos pratos ou deixem sem pratos;
– Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo;
– Telar os ralos;
– Recolher e acondicionar o lixo em local coberto;
– Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.