O reforço na segurança da cidade iniciou uma nova etapa nesta quarta-feira (3). A Guarda Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, apresentou seus 37 novos guardas em uma aula inaugural realizada no Teatro Municipal Bruno Nitz.
A aula inaugural marca o início do curso de formação dos novos agentes, que, antes de ir às ruas, passarão por 800 horas de aulas, aplicadas na Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Acadepol), em Florianópolis. “Nossos guardas estarão em treinamento por cinco meses, para ingressarem efetivamente nessa missão que é defender nossa cidade”, explica o comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Antônio Afonso Coutinho Neto.
Os novos profissionais de segurança foram aprovados em um concurso público feito em 2015 e assumirão seus postos no fim do ano. “Atualmente, a Guarda Municipal tem um efetivo de 137 profissionais e o aumento dessa equipe gera um impacto positivo na segurança da população. Balneária já se destaca na área de segurança pública em todo o país, muito pelo trabalho conjunto das forças de segurança, das quais os novos guardas farão parte”, fala o secretário de Segurança, David Queiroz.
Para muitos, fazer parte das forças de segurança da quarta cidade mais segura do país é a realização de um sonho, como fala o guarda em formação, Adriano Mathias. “Pretendo cumprir as solicitações do curso e chegar ao fim dele com a mesma vibração de hoje. Fico feliz em proteger a cidade que tanto amo”, comemora.
Balneário Camboriú caminha para alcançar o título de cidade mais segura do Brasil com incremento no efetivo, armamentos, veículos e tecnologia. “Implementamos um sistema único no país, com a união das forças de segurança do município, e, principalmente, por estarmos em contato com a comunidade ouvindo as necessidades de cada ponto da cidade”, afirma o prefeito Fabrício Oliveira.
O prefeito revela que 65 câmeras de segurança devem ser instaladas em toda a cidade. “Algumas dessas câmeras contarão com reconhecimento facial e, até o fim do ano, 180 equipamentos devem ser instalados”, afirma.
A Guarda Municipal é dividida em quatro grupamentos: K9, Grupo de Operações Preventivas (GOP), Grupo de Resposta Rápida (GRR) e Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e já atendeu mais de 10 mil ocorrências neste ano. Seus profissionais também atuam em projetos na comunidade, como o Jovem Cidadão, que leva os guardas para dentros de escolas onde promovem atividades de combate à violência, e o policiamento comunitário, que periodicamente desloca uma guarnição a um bairro específico da cidade para os agentes conversarem com moradores e ficarem mais próximos da população.