Em busca de alavancar a economia do município de Camboriú, melhorando a sua arrecadação, que é extremamente baixa, esta semana uma comitiva da cidade esteve em São Paulo, onde participou de diferentes encontros.
continua após a publicidade
Liderada pelo prefeito Elcio Rogério Kuhnen, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Bianchet, da presidente da Fundação Cultural, Sandra Pereira, do Chefe de Gabinete, Ariel Silva e do assessor Marlon Borsatto, o grupo apresentou a cidade com o objetivo de atrair novas empresas. Além disso, conheceu a organização da Virada Cultural paulistana, a maior da América Latina.
No Consulado da República Popular da China, foram recebidos pela Cônsul Geral, Chen Peijie. O prefeito apresentou a cidade e empresas comboriuenses que demonstraram interesse em manter relações comerciais com o país. O secretário Mario Bianchet fez o convite para uma visita à cidade, aceito na hora pela cônsul, que já agendou para o segundo semestre do ano, junto com alguns representantes de empresas chinesas.
“Nossa relação com a China iniciou no ano passado, quando recebemos a Ministra Conselheira Econômica Comercial da China, Xia Xiaoling no gabinete. Depois disso estive na Embaixada da China em Brasília. Atualmente é o país que mais cresce no mundo, por essa razão estamos buscando essa aproximação para que possam investir em Camboriú”, disse Elcio.
Outro consulado visitado pela comitiva foi o da Áustria, que já mantém boa relação com o estado de Santa Catarina. O Cônsul Klaus Hofstadler elogiou a disposição do município em abrir espaço para empresas austríacas que estão procurando o Brasil para investir e destacou ainda, a localização privilegiada de Camboriú.
“Apresentamos nossas empresas que hoje já exportam para outros países e também nossas áreas industriais que podem abrigar novas empresas e assim alavancar nossa arrecadação”, destacou Mário Binchet.
Cultura também esteve na pauta da viagem. Na Secretaria de Cultura de São Paulo o grupo conheceu detalhes da organização da Virada Cultural, a maior da América Latina. O evento atraiu 5 milhões de pessoas na última edição, realizada em maio e provocou um impacto positivo de R$ 235 milhões na economia da cidade. O secretário adjunto, Caio Aloe, apresentou também outros projetos desenvolvidos pelo órgão.
Para Sandra Pereira, essa troca de experiências é muito positiva na organização dos eventos do município. “No ano passado promovemos a primeira edição da Virada Cultural de Camboriú, e utilizando a experiência deles, aqui em São Paulo, sem dúvidas vamos realizar uma segunda edição, ainda melhor”, disse a presidente da Fundação Cultural.