Cachorros de todas as raças tomaram da cidade na tarde deste sábado (8), para a 8ª Cãominhada. O evento contou com a participação de mais de 50 cães, além dos cães K-9, da Guarda Municipal e Polícia Militar, três cães socializadores do Instituto Helen Keller e quatro cães do projeto Cão Terapeuta da Secretaria da Pessoa Idosa. Nesta edição, a caminhada teve como missão conscientizar sobre a adoção e castração, trazendo a seguinte frase como missão: “Adoção é um ato de amor, castração é um ato de responsabilidade”.
A concentração para o evento na Praça Higino Pio, serviu como momento de descontração para o jovem Richard Augusto, dono da Marri e da Belinha. “Amo animais e tenho mais 12 lá em casa em um grande canil. Como não posso trazer todos, escolhi as duas mais calminhas para participar do evento”, ressaltou ele.
A cachorrinha Mel, teve a oportunidade de realizar seu primeiro passeio, no evento. A Beatriz, dona do bichinho, explica que trouxe ela para fazer amigas. “Julgo importante a integração entre os animais, para o controle da ansiedade e diminuição de agressividade contra outros da mesma espécie”, falou ela.
A Cãominhada está prevista na Lei 2975/2009, onde a caminhada com os animais é realizada no segundo sábado do mês de julho, marcando a luta contra os maus tratos aos animais.
As denúncias de maus tratos podem ser feitas para a Guarda Ambiental, no 153.