Na próxima sexta-feira (07), Dia da Independência do Brasil, mais de sete mil pessoas devem participar dos desfiles cívicos em Balneário Camboriú. Pela manhã, às 9h, o desfile será na Avenida Atlântica e à tarde, às 14h30 no Bairro da Barra.
Neste ano, o tema do desfile será “Ética e Cidadania”, dando continuidade ao projeto realizado na Rede Municipal de Ensino que trabalha em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça. Alguns dos projetos realizados pelos estudantes serão apresentados durante os desfiles.
“Estamos nos preparativos para os desfiles, que sempre atraem um grande público tanto no Centro quanto na Barra. Neste ano, vai ter mudanças. Para diminuir o tempo de duração de cada desfile, que no ano passado foi de quase quatro horas, neste ano irão participar somente unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular, secretarias, fundações e autarquias municipais, grupos de escoteiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Com isso, nossa meta é que sejam duas horas de desfile”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
O desfile da Avenida Atlântica, será no trecho entre a Rua 2000 e a Avenida Alvin Bauer, e deverá reunir cerca de cinco mil participantes. Já o desfile do Bairro da Barra será na Rua José Francisco Vitor e deve reunir cerca de 2 mil participantes. No ano passado, um público de mais de 20 mil pessoas acompanhou o desfile cívico na Atlântica e na Barra, que teve como tema “Cultura, Turismo e Sustentabilidade de Balneário Camboriú”.
Em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, em todo país são realizados desfiles cívicos que valorizam o nacionalismo, patriotismo, civismo e cidadania. O Projeto “Ética e Cidadania”, realizado pela Rede Municipal de Ensino em parceria com o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), também visa resgatar esses quatro valores. O projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz entre as competências “empatia e cooperação” e “responsabilidade e cidadania”.