Projeto que homenageia Balneário Camboriú e divulga o trabalho de artistas gráficos, o “BC em Traços: concurso cultural livre” está com inscrições abertas até 20 de agosto. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Município, o projeto estimula a população a representar artisticamente as culturas, a natureza, os aspectos urbanos e os personagens da cidade por meio de desenhos e ilustrações livres. O BC em Traços, que está na terceira edição, foi lançado em 20 de junho.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo perfil @bcemtracos, no Instagram. Os participantes concorrem a prêmios. Esta edição contará novamente com o BC em Tracinhos. Enquanto o BC em Traços recebe obras de artistas amadores e profissionais maiores de idade, o BC em Tracinhos é voltado ao público infantojuvenil e contempla a produção criativa de artistas mirins com ou sem experiência profissional.
Ambas as modalidades do concurso terão duração de dois meses e aceitam trabalhos nas mais variadas formas: ilustração, desenho, pintura, caricatura, grafite, colagem e outras expressões visuais. Os trabalhos devem fazer referência a Balneário Camboriú, que completa 60 anos em 20 de julho.
As avaliações do BC em Traços e do BC em Tracinhos vão ocorrer em duas etapas. Na primeira, é a população quem vai escolher as dez obras preferidas em votação pela rede social Instagram. Na segunda etapa da avaliação, uma comissão julgadora externa vai escolher os três primeiros lugares. Os dez finalistas e os três primeiros lugares de cada modalidade recebem prêmios que incluem presentes, impressões das suas obras em alta qualidade e valores em dinheiro.
Para envolver escolas da rede pública municipal, o projeto oferecerá quatro oficinas gratuitas de criatividade, as quais estão sendo organizadas com apoio da Secretaria de Educação. O projeto também dará premiação extra a professores que mais incentivarem seus alunos a participarem do concurso cultural.
Na rede social Instagram, no perfil @bcemtracos, serão postadas as obras inscritas para a votação popular. No mesmo perfil podem ser conferidas mais informações, incluindo o regulamento completo com as instruções, a apostila que compõe o material didático das oficinas e obras do BC em Traços de edições anteriores.