Neste ano de 2021, o 12º Batalhão de Polícia Militar alcançou o incrível marco histórico de redução de crimes contra a vida na área que compreende os 10 municípios pertencentes ao batalhão (Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Tijucas, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, Canelinha e São João Batista).
Desde o ano de 2007, este índice não apresentava números tão positivos. Até hoje, 29 de Dezembro, o total é de 50 homicídios.
Cabe ressaltar que, decorridos 14 anos, mesmo com o aumento populacional e consequente da violência, celebrar esta estatística, ainda mais se tratando de um crime violento, é motivo de orgulho e resultado de um trabalho árduo e contínuo.
Segundo o Comandante do 12º BPM, Ten Cel Daniel Nunes: “diversos fatores contribuíram para atingirmos o marco histórico do menor indicador de crimes contra a vida em 14 anos, dentre eles: o investimento em treinamento, fortalecimento da Inteligência Policial com a profissionalização da análise estatística, o desmantelamento de facções criminosas e, o mais importante, a motivação do Policial Militar em agir como protetor da sociedade, com a antecipação dos fatores adversos.”