O 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, com sede em Balneário Camboriú, comandado pelo Tenente-Coronel Evaldo Hoffmann, permanece constantemente implementando medidas para garantir a segurança dos moradores e turistas da nossa cidade.
O primeiro semestre de 2018 registrou queda de 12,01% no número de ligações para a Central de Emergências – 190 em relação ao ano passado. De janeiro até junho de 2017, foram registradas 158.321 ligações, já neste ano foram 139.300 no mesmo período.
A intensificação do policiamento nas ruas refletiu no número de prisões e apreensões por tráfico e termos circunstanciados por posse de drogas. No primeiro semestre de 2018, foram efetuadas 265 prisões, um crescimento de 3,5% relacionado ao ano anterior que registrou 256 prisões pelo mesmo delito. O número de termos circunstanciados aumentou de 1.288 para 1480, ou seja, crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outra estratégia importante tem sido a retirada de armas de fogo ilegais de circulação. Em 2017, foram apreendidas 124 armas durante todo o ano. No primeiro semestre de 2018 já foram recuperadas 74. Neste mesmo intervalo de tempo, já foram cumpridos cerca de 230 mandados de prisão, registrando aumento de 8% comparado ao ano anterior que teve o cumprimento de 209 mandados.
Algumas estratégias como as barreiras da Lei Seca e outras operações específicas permanecem durante todo o ano ou são implantadas simultaneamente. Além disso, os projetos Rede Catarina de Proteção à Mulher e Rede de Vizinhos implantados pela Polícia Militar, auxiliam na diminuição da criminalidade em todo o Estado. É importante destacarmos que este reflexo positivo na segurança de Balneário Camboriú só acontece com o empenho da Polícia Militar aliada com a participação da comunidade.