Uma caminhonete-fumacê estará no Bairro Nova Esperança a partir das 19h desta quarta-feira (15), pulverizando inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), será feito no trecho da Rua Edgar Linhares à Rua Acadêmica Alice Jorge de Souza, atingindo uma área de 37 hectares.
Para esta aplicação do inseticida, será usado um equipamento adquirido recentemente pela Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú (um minigerador de aerossol UBV), o qual fica na carroceria da caminhonete, atomizando o veneno.
As ações contra o mosquito transmissor da dengue seguem na madrugada desta quinta-feira (16). Às 4h30, agentes do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú vão aplicar inseticida usando bombas costais (presas às costas, como uma mochila), as quais atingem áreas menores. O fumacê ocorrerá no Centro (nas imediações da Rua 1401) e no Bairro das Nações (imediações da Rua Portugal, entre Avenidas Palestina e Martin Luther).
Os dois tipos de aplicação são feitos em áreas com casos positivos de dengue. O objetivo é bloquear a transmissão da doença.
A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores deixem portas e janelas abertas para o produto entrar nas residências durante os fumacês. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas. Outra orientação é não ficar na direção em que o veneno é pulverizado.
O inseticida utilizado age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. Portanto, a Secretaria da Saúde enfatiza que a população deve eliminar criadouros do Aedes aegypti e aceitar a vistoria de agentes de endemias. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.
Em caso de chuva, o fumacê será adiado.